30 de set. de 2008

ANÁLISE SUMÁRIA DO TEXTO DE GINZBURG// POR LETÍCIA RIBEIRO

A partir do século xv juntamente com a passagem do manuscrito para a imprensa, inicio-se a estetização da imagem, instaurada pelo fracasso da idolatria e pela transformação de imagens sagradas em obras de arte. Após o Concilio de Trento houve uma verdadeira ascensão do artista que beneficiado pela transição do sacral para o laico deu início a uma nova fase da história da arte, a sua obra passou a ter a sua própria razão de ser com uma estética independente da teologia e o seu trabalho não mais vinculado a uma encomenda religiosa. Diferentemente de outrora, o consumo de tais obras ocorria simplesmente pelo prazer da fruição. Em seu texto Ginzburg analisa o caráter erótico das “poesias” metodológicas pintadas por Ticiano, segundo o autor, a imagem erótica é uma imagem que se propõem de modo deliberado a excita sexualmente o espectador-fruidor e geralmente faz representações de corpos femininos, por isso sua grande maioria dirigi-se ao público masculino. O autor não descarta a existência de intencionalidades indecifráveis por de trás de algumas obras visuais. Ele afirma que a imagem erótica virou alvo de grandes polemicas envolvendo a Igreja católica, pois era contrastante a idéia de que esta imagem dificultava a tentativa do clero controlar amplamente a vida sexual da população, sendo que ela utilizava destas imagens para tentar restabelecer a sua relação com os fiéis, tentando desta forma reagir aos ataques protestantes.
O nascimento de Vénus-Boticelli


A criação de Eva- Michelangelo,1509-10(Capela Sistina, Vaticano)"As três graças" Rafael sanzio.









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