28 de set. de 2008

Sumário texto de Ginzburg por Danielle Fortuna

Em seu texto, Carlos Ginzburg aborda o tema do erotismo imagético, a partir de análise das obras de Ticiano e as repercussões que tais imagens exerciam sobre a sociedade por volta dos séculos XVI e XVII. Segundo o autor, a imagem erótica atua tanto pela representação do ato sexual ou não. As mulheres eram as principais representantes neste tipo de imagem, onde os homens eram o público alvo, pois estes viam nas mulheres potenciais parceiras para uma relação sexual, fruto de sua imaginação estimulada a partir dessas imagens.
O texto nos apresenta uma retrospectiva sobre a imagem, tanto sob uma abordagem teológica (quando as imagens eram usadas como ídolo-ícone, despertando respeito, temor e fé), quanto sob o aspecto da imagem como arte, fruição e fonte de prazer (sem a aura que a imagem sacra evoca). Ginzburg ressalta sobre o caráter influenciador da imagem, tanto para estimular a libido sexual quanto para manter a ordem religiosa, pois naquele período, a Igreja Católica procurava regular todas as ações dos homens, mas com as pressões da reforma protestante, e o poder erótico das imagens sobre a vida sexual dos homens, a igreja procurava manter a sua ordem utilizando-se deste poder da imagem, mas em seu favor, como meio de obter de seus "fiéis" a piedade religiosa.

"A criança no bordel", 1800, de autoria de Pigault-Lebrun.Foto: © BNF

Furor uterino de Maria Antonieta", de 1791, faz parte da reserva de livros raros da BNF.Foto: © BNF

Imagens da exposição Eros au secret, L'Enfer de la Bibliothèque



SALVIATI, Cecchino del(b. 1510, Firenze, d. 1563, Roma)

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